g1
Levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica mostra que a geração de energia limpa cresceu 6% no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021. Brasil aumenta a produção de energia limpa nos quatro primeiros meses de 2022
O Brasil aumentou a produção de energia limpa e reduziu a de usinas consideradas mais poluentes, nos primeiros quatro meses de 2022. O levantamento da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica mostra que a geração de energia limpa cresceu 6% no primeiro quadrimestre deste ano, na comparação com o mesmo período de 2021.
No Sistema Interligado Nacional, a participação da energia hidráulica, que são das hidrelétricas, passou de 73% no ano passado para 77% este ano. A eólica, dos ventos, de 9% chegou a 10%. E a solar, dobrou: de 1% para 2%. No mesmo período, a energia térmica teve uma redução de 17% para 11%.
Plataforma apresenta soluções para o uso da energia limpa na Amazônia
Apesar do crescimento de 100% da energia solar, essa é uma matriz energética ainda com pouca participação no sistema. No caso das hidrelétricas, os reservatórios do subsistema Sudeste/Centro-Oeste, que é o mais importante do país, já estão com quase 70% da capacidade. Em 2021, eles chegaram a ficar com 16%.
Apesar da bandeira tarifária ter sido retirada das contas, o consumidor ainda vai continuar pagando mais caro pela energia. De acordo com o gerente do Instituto de Energia e Meio Ambiente, Ricardo Baitelo, esse dinheiro a mais é para pagar o uso intenso das usinas termelétricas em 2021.
“Que os próximos leilões contratem cada vez menos as termelétricas. Elas foram usadas em tempo integral no ano passado, mas o ideal é que elas sejam usadas apenas estrategicamente no Brasil, porque o impacto está muito alto sobre a conta de luz, sobre a inflação e sobre o poder de compra do brasileiro”, diz Ricardo Baitelo.
O especialista em energia afirma, ainda, que o Brasil precisa incentivar o aumento das energias solar e eólica no Sistema Interligado Nacional.
“Não existe um limite para a participação das fontes eólicas e solar na matriz, o potencial delas é gigantesco. Então, o Brasil tem todas as condições de ser um país que tem uma matriz elétrica diversificada, que não mais dependa, principalmente, da fonte hidrelétrica”, afirma Baitelo.

O município mais extenso do país, no sudoeste do Pará, teve 12 assassinatos nas últimas duas semanas, todos com características de execução. Eles ocorrem num contexto de degradação social e ambiental diretamente associado às obras da hidrelétrica de Belo Monte, na década passada. Nesse período, a taxa de homicídios se multiplicou por dez, entre outros indicadores deteriorados. Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio. O município mais extenso do país, no sudoeste do Pará, teve 12 assassinatos nas últimas duas semanas, todos com características de execução. Eles ocorrem num contexto de degradação social e ambiental diretamente associado às obras da hidrelétrica de Belo Monte, ao longo da década passada. Nesse período, a taxa local de homicídios se multiplicou por dez, entre outros indicadores deteriorados. Em conversa com Renata Lo Prete, a premiada jornalista Eliane Brum avalia que Altamira representa a vanguarda da destruição da Amazônia. "O que acontece aqui é uma espécie de crise climática localizada", diz ela, hoje moradora da cidade. Também documentarista e escritora, seu livro mais recente é “Banzeiro Okotó: Uma viagem à Amazônia Centro do Mundo”, que investiga desastres socioambientais, principalmente na área do rio Xingu, que banha a cidade. Eliane descreve como vivem, nas periferias, “pobres urbanos” que foram expulsos de suas terras pela construção da usina. “Entender uma cidade amazônica é entender o que são as ruínas da floresta", diz. O que você precisa saber: Violência: execuções estão ligadas a facções criminosas Investigação: governo cria força-tarefa após chacina em bar VEJA: Vídeo mostra chacina que deixou, ao menos, 4 mortos O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Isabel Seta, Tiago Aguiar, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva, Thiago Kaczuroski, Gustavo Honório e Eto Osclighter. Apresentação: Renata Lo Prete. Comunicação/Globo
Ações da estatal podem render mais que o FGTS, mas não há garantia. Governo obteve aval do TCU nesta quarta para vender Eletrobras e espera colocar papeis no mercado até agosto. Trabalhadores de qualquer setor que tenham recursos no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) poderão utilizar até 50% desse saldo para comprar ações da Eletrobras no processo de privatização da empresa.
A compra se dará pelos chamados "fundos mútuos de privatização", dispositivo criado nos anos 2000 e já usado pelo governo na venda de papéis de outras estatais.
Em março, a Caixa Econômica Federal publicou procedimentos e regras de utilização dos recursos para os trabalhadores que tenham interesse em participar de qualquer oferta de privatização autorizada no âmbito do Programa Nacional de Desestatização (PND).
A desestatização da Eletrobras foi aprovada nesta quarta-feira (18) pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Além da estatal de energia, a equipe econômica também prevê privatizar os Correios neste ano.
LEIA TAMBÉM:
Privatização da Eletrobras: quais são os próximos passos
Consequências: para onde vai o dinheiro e qual será o impacto na conta de luz?
O uso do FGTS em privatizações já ocorreu anteriormente em três ocasiões: Petrobras, em 2000; Vale do Rio Doce, 2002; e Petrobras novamente, em 2010. Os fundos mútuos são administrados por instituições financeiras.
No processo de desestatização da Eletrobras, foi estabelecido um teto de R$ 6 bilhões para o uso global dos recursos do FGTS na compra de ações na oferta pública. Se as aplicações superarem esse teto, será feito um rateio.
Entenda como a privatização da Eletrobras impacta na conta de luz
Rendimento
Os fundos de privatização podem ser uma alternativa para o trabalhador que procura melhorar o rendimento de seus recursos. Porém, não há garantia de que isso acontecerá. Por lei, o FGTS tem rendimento de 3% ao ano.
Nos últimos anos, porém, os trabalhadores receberam também parte dos lucros do Fundo de Garantia, que resultam dos juros cobrados de empréstimos a projetos de infraestrutura, saneamento e crédito da casa própria. A distribuição melhorou o rendimento dos recursos depositados no fundo.
Em 2020, com a distribuição aos trabalhadores do lucro do FGTS, o rendimento foi de 4,52%. Em 2019, considerando o adicional da distribuição de lucros, o rendimento foi de 4,90%. Em 2018, chegou a 6,18%.
De acordo com análise da XP, compensou ter investido na diversificação de carteiras com os recursos do FGTS nas operações anteriores (Petrobras e Vale do Rio Doce).
"Os investidores que deixaram seus recursos investidos apenas no FGTS tiveram retorno de 136,09% [2002 a 2022]. Para o investidor que colocou recursos em FMP simulado da Vale da Rio Doce, uma das opções que foi oferecida no mercado, teve retorno de 2.235,13%. Para o investidor que colocou recursos no fundo simulado da Petrobras, outra opção oferecida a mercado, teve retorno de 649,36% no mesmo período", informou a corretora.
Como fazer?
De acordo com as regras, a participação do trabalhador nos fundos mútuos de privatização, com recursos do FGTS, poderá ocorrer de forma individual ou por intermédio de Clube de Investimento (CI-FGTS) administrado por instituição autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
"Havendo retenção/bloqueio prévio de parte ou da totalidade do saldo da conta vinculada do trabalhador, o valor disponível para aplicação FMP ficará limitado ao recurso disponível remanescente", explicou a Caixa.
Pelas regras, o trabalhador poderá autorizar, por meio do aplicativo do FGTS, a instituição que administra o fundo mútuo de privatização a consultar o saldo e solicitar reserva, e débito, de parte do saldo da sua conta FGTS para privatizações.
"Somente após decorridos doze meses da data da aplicação poderá haver retratação com consequente retorno do investimento ao FGTS", informou a Caixa. Para que isso ocorra, a solicitação será efetuada pelo próprio titular da conta vinculada à administradora do FMP-FGTS ou CI-FGTS.
Para utilização do FGTS na aquisição de moradia própria pronta ou em construção, no pagamento de parte das prestações e na amortização ou liquidação extraordinária de saldo devedor de financiamento do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), o retorno dos valores aplicados em FMP-FGTS poderá ser total ou parcial.
As instituições financeiras que administrarem fundos mútuos de privatização, por sua vez, deverão oferecer aos trabalhadores:
consulta ao saldo do trabalhador disponível para aplicação em FMP;
registro da Solicitação do Trabalhador de Aplicação FMP;
registro de Regularização de Operação;
informações de Bloqueio de Valores das Contas Vinculada.
Privatização da Eletrobras
A medida provisória que viabiliza a privatização da Eletrobras foi sancionada em julho do ano passado pelo presidente Jair Bolsonaro.
A expectativa é que a venda do controle acionário pode render R$ 100 bilhões aos cofres públicos. No fim de fevereiro, os acionistas da Eletrobras autorizaram o processo em uma Assembleia Geral Extraordinária.
VEJA O QUE SE SABE SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS
Com a privatização, o governo deixaria de ser o sócio majoritário da empresa. Hoje, ele detém mais de 60% desses papéis, e o objetivo é ficar com 45%.
O governo pretende transformar a Eletrobras numa "corporation", uma empresa privada sem controlador definido. Modelo semelhante foi adotado na privatização da Embraer.
Segundo o governo, a privatização irá recuperar a capacidade de investimentos da empresa em geração e transmissão de energia e pode reduzir a conta de luz.
Entidades do setor, no entanto, afirmam que a conta vai ficar mais cara, porque deputados e senadores incluíram no texto medidas que geram custos a serem pagos pelos consumidores.
'Conta de luz pode ficar mais cara por causa da privatização', diz Miriam Leitão sobre Eletrobrás

Veja também onde obter mais informações sobre o benefício, como saldo e pagamento de parcelas. Parcela de maio do Auxílio Brasil começou a ser paga nesta quarta (18). Marcello Casal Jr/Agência Brasil Um novo grupo de beneficiários do Auxílio Brasil começam a receber suas parcelas referentes a maio nesta quinta-feira (19), de acordo com o número final do Número de Inscrição Social (NIS), com a liberação dos recursos para quem possui NIS final 2. Nesta quarta-feira (18), quando começaram os pagamentos, a parcela do auxílio foi liberada aos beneficiários com NIS final 1. Nesta sexta-feira (20), a liberação será para quem tem o NIS final 3. Os demais grupos receberão suas parcelas até o dia 31 de maio. LEIA TAMBÉM: NIS: o que é e como consultar o número Auxílio Brasil X Bolsa Família: veja comparação Perguntas e respostas sobre o programa TUDO SOBRE O AUXÍLIO BRASIL Ao todo, serão pagos R$ 7,3 bilhões a 18,1 milhões de famílias, segundo o Ministério da Cidadania. O número foi um pouco maior do que os pagos em abril, quando 18,06 milhões de famílias foram atendidas pelo programa, totalizando recursos de R$ 7,4 bilhões. Veja o número de famílias beneficiadas por região: Nordeste: 8,5 milhões Sudeste: 5,2 milhões Norte: 2,1 milhões Sul: 1,2 milhão Centro-Oeste: 937 mil Confira abaixo o calendário de pagamentos da parcela: O benefício é destinado a famílias em situação de extrema pobreza. Famílias em situação de pobreza também podem receber, desde que tenham, entre seus membros, gestantes ou pessoas com menos de 21 anos. As famílias em situação de extrema pobreza são aquelas que possuem renda familiar mensal per capita de até R$ 105. As em situação de pobreza têm renda familiar mensal per capita entre R$ 105,01 e R$ 210. No último dia 4, o Senado aprovou medida provisória (MP) que torna permanente o valor mínimo de R$ 400 para o Auxílio Brasil. Câmara aprova valor mínimo de R$ 400 no Auxílio Brasil Quem recebe Há três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil: Se já tinha o Bolsa Família: Auxílio Brasil será pago automaticamente Se está no CadÚnico, mas não recebia o Bolsa Família: vai para a lista de reserva Se não está no CadÚnico: é preciso buscar um Cras para registro, sem garantia de receber Clique aqui e veja como se inscrever no CadÚnico Como obter informações Por telefone O beneficiário pode ligar no telefone 121, do Ministério da Cidadania, para saber se tem direito ao Auxílio Brasil e o valor que será pago. Também é possível obter informações sobre o benefício na Central de atendimento da Caixa, pelo telefone 111. Por aplicativos No aplicativo Auxílio Brasil (disponível para download gratuitamente para Android e iOS), é possível fazer o login utilizando a senha do Caixa Tem. Caso não tenha, basta efetuar um cadastro. No aplicativo Caixa Tem poderão ser consultadas informações sobre o benefício, como saldo e pagamento de parcelas.

Turmas tiveram aula online por medo dos boatos de possível chacina, a partir das 22h, na região metropolitana de Belém. Alunos de turmas do turno da noite da Universidade do Estado do Pará (Uepa) foram dispensados das aulas presenciais nesta quarta-feira (18) devido à circulação de boatos sobre um suposto toque de recolher na região metropolitana de Belém a partir das 22h. A Polícia do Pará nega que a restrição de circulação seja verdadeira. Em um dos áudios, o homem se identifica como "sobrinho do chefe da 'boca'" e afirma que os criminosos vão matar quem estiver na rua a partir desse horário, sem distinção, mas principalmente quem estiver com tornozeleira eletrônica. Eles vão matar qualquer pessoa que estiver na rua, depois das dez horas. Eles [os criminosos] disseram que estão 'pouco se lixando' se é criança, se é adulto ou é idoso, eles vão matar, ainda mais se tiver com tornozeleira [eletrônica]" De acordo com a UEPA, alguns cursos tiveram aulas on-line por causa dos boatos, enquanto algumas aulas foram suspensas por outros motivos que não estão relacionados com a onda de assassinatos. As ameaças nas redes sociais são direcionadas para alguns bairros de Ananindeua, na Grande Belém, e ocorrem após uma série de assassinatos de agentes de segurança ocorridos nos últimos dias. "Meu tio acabou de mandar mensagem avisando o que aconteceu na conferência. Ele falou que mataram doze 'policial'', então, do canteiro do Paar, até no Complexo e até aqui no Curuçambá, todo mundo que mora por aqui por perto é 'pra' ficar esperto que vai rolar chacina", diz o homem no mesmo áudio. Em nota, a UEPA informou que "frente às informações que correm pelas redes sociais e visando prezar pela integridade física da nossa comunidade acadêmica, a Direção do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) deixou a cargo das coordenações dos cursos definir se as atividades hoje serão presenciais ou online, na capital e interior. Os boatos tiveram grandes repercussões nas redes sociais, com usuários comentando terem sido barrados no trabalho e outro diz que os motoristas de aplicativos não podem fazer corridas para Águas Lindas e Júlia Seffer, bairros de Ananindeua. População têm usado as redes sociais para divulgar "toque de recolher" em bairros de Belém e Ananindeua Reprodução/ Redes Sociais Uma moradora do bairro Júlia Seffer, que não quis ser identificada, relata que a polícia está batendo na porta das pessoas, desde último domingo (15). "Pessoas estão sendo paradas no meio da rua, por policiais, sendo revistadas e sendo presas. Algumas estão permitindo que a pessoa entre, outras não estão. Eles [policiais] batem, querem entrar para vistoriar, para ver se tem alguma coisa suspeita ou alguém", conta a moradora. Ainda segunda ela, os moradores estão sendo ameaçados por criminosos em mensagens de aplicativos e estão assustados. "Infelizmente os moradores estão com muito medo e ninguém quer compartilhar agora o que recebeu no whatsapp", afirma. Na última sexta-feira (13), o Governo do Pará iniciou a Operação Impacto que conta com cerca de 3 mil policiais atuando para reforçar o policiamento e patrulhamento ostensivo nas ruas da RMB. A Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) afirmou que os boatos são fake news e que a Operação Impacto continua de forma ostensiva, "com mais de três mil PMs nas ruas para fortalecer a segurança na Região Metropolitana de Belém e no interior do Estado e reitera que Fake News é crime que pode ser denunciado pelo disque-denúncia 181". O g1 procurou a Polícia Militar e a Segup para esclarecer as denúncias dos moradores do bairro Júlia Seffer sobre as vistorias nas casas, mas até a última atualização desta reportagem não obtivemos resposta. Veja mais notícias sobre o Pará
A média de óbitos tem alta de 20%. São 116 por dia. Brasil registra 99 óbitos por Covid em 24 horas
Os números atualizados da pandemia e da vacinação pelo consórcio de veículos de imprensa mostram que em 24 horas o Brasil registrou 99 mortes por Covid, totalizando 665.376.
Foram mais de 12,7 mil casos conhecidos em 24 horas, somando 30,7 milhões. A média de casos continua alta, em 17%. São mais de 17 mil por dia.
A média de mortes também tem alta, de 20%. São 116 por dia.
Dados da vacinação
As duas doses e a dose única foram aplicadas em 82,62% da população com cinco anos ou mais; e 55,82% dos que já completaram 18 anos receberam a dose de reforço.
Veja aqui outras informações sobre a pandemia e a vacinação no seu estado.
O principal índice da Bolsa de Nova York caiu mais de 3,5%. Na bolsa brasileira, queda de 2,34%. Mercado financeiro tem quarta-feira tensa
O mercado financeiro teve um dia tenso. O principal índice da Bolsa de Nova York caiu mais de 3,5%. Na bolsa brasileira, queda de 2,34%. O dólar comercial subiu para R$ 4,98.
Investidores voltaram a se preocupar com a alta da inflação pelo mundo, a perspectiva de aumentos de juros para tentar segurar a alta dos preços, sinais de fraqueza no varejo americano e a persistência da Covid na China.
No Brasil, também pesaram negativamente as incertezas sobre a Eletrobras.

Pandemia do coronavírus suspendeu a tradição nordestina por dois anos. Anúncio da retomada foi feito durante evento nesta quarta-feira (18). Prefeitura de Maceió anuncia programação do São João Itawi Albuquerque/ Secom Após dois anos sem as comemorações juninas por causa das medidas de segurança sanitária impostas pela pandemia, os festejos serão retomados em Maceió. A programação, anunciada nesta quarta-feira (18), começa no dia 15 de junho com artistas locais e grandes nomes do cenário musical nacional. Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram “O São João é democrático, e tem a cara, a história e as nossas raízes. E, agora, vamos movimentar a economia com 15 dias de festa. Na medida em que fazemos estes grandes eventos, geraremos mais oportunidade para a nossa gente. Em junho, apesar do clima mais frio, as nossas águas continuam quentes. Por isso, a festa não vai parar, a alegria vai contagiar a todos que nos visitam. Vamos fazer o São João do tamanho que a nossa cidade merece”, disse o prefeito JHC. Serão mais de 200 apresentações, reunindo 1.800 artistas. Eles sobem ao palco em três polos culturais: Jaraguá, Benedito Bentes e Tabuleiro. PROGRAMAÇÃO: veja as atrações e os locais dos shows Nos dias 23 e 30, a Arena Forró & Folia, numa parceria com a Organização Arnon de Mello, vai divertir o público com apresentações de quadrilhas juninas, bumba-meu-boi e coco de roda. As apresentações culturais serão concentradas no Polo Cultural Tabuleiro. Já os shows artísticos acontecem nos polos culturais Jaraguá e Benedito Bentes. Entre as atrações estão a banda de forró Magníficos, o cantor Jorge de Altinho e a cantora Elba Ramalho. Artistas de outros segmentos musicais também se apresentam como o cantor de pagode Thiaguinho, o DJ Alok e a dupla sertaneja Bruno e Marrone. Os músicos e grupos locais que integram a programação do São João de Maceió foram selecionados por meio dos editais lançados pela prefeitura. Entre eles estão os sanfoneiros Xameguinho e Irineu Nicácio, Chau do Pife, Geraldo Cardoso, Mano Walter e Cláudio Rios, que interpreta a música oficial do São João de Maceió. “Estou muito feliz em fazer a música do São João principalmente nessa retomada após dois anos”, disse Rios. O município espera movimentar mais de R$ 100 milhões na economia local durante os 15 dias de evento. A expectativa é que a ocupação hoteleira chegue a 90%. O tema do São João 2022 é Massayó, sol... mar... forró, que remete à origem da cidade. O anuncio da programação foi feito durante um evento que reuniu profissionais da imprensa, autoridades e convidados. Durante o lançamento da programação, o prefeito JHC entregou o título de Embaixador do Turismo de Maceió ao influencer Carlinhos Maia. Ele também recebeu a chave da cidade produzida pela artesã alagoana Sil da Capela, ex-cortadora de cana que virou artista popular. “Tenho certeza de que, com esta programação, teremos o maior São João do Brasil. E eu, que sempre curto as festas juninas na vila, vou prestigiar a festa de Maceió, desta vez. Todos ansiosos pela programação de São João e estamos todos com muita energia para divulgar ainda mais Maceió que tem a maior festa junina do litoral”, disse o influencer. Quadrilhas juninas serão atração no São João de Maceió Itawi Albuquerque/ Secom Maceió Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL Veja mais notícias da região no g1 AL
O presidente do PSDB, Bruno Araújo, disse que ainda não há uma nova data para o anúncio oficial e que as negociações continuam. Partidos da chamada terceira via decidiram adiar o anúncio que estava previsto para esta quarta-feira (18) do nome do candidato único à Presidência. Em abril, PSDB, MDB, União Brasil e Cidadania divulgaram a intenção de disputar a eleição com um nome de consenso. No início deste mês, o União Brasil deixou o grupo.
Blog do Camarotti: informalmente, MDB, PSDB e Cidadania definem Tebet como a pré-candidata da terceira via
Nesta quarta, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, disse que ainda não há uma nova data para o anúncio oficial e que as negociações continuam.
Na semana que vem, as executivas de PSDB, MDB e Cidadania vão se reunir separadamente.
Oficialmente, cada um desses partidos já tem pré-candidaturas anunciadas: o União Brasil, com o deputado Luciano Bivar; o MDB, com a senadora Simone Tebet; e o PSDB, com o ex-governador João Doria.
Outros partidos também já oficializaram pré-candidaturas: o PL, com Jair Bolsonaro; o PDT, com Ciro Gomes; pelo Avante, André Janones; o Unidade Popular, com Leonardo Péricles; o PSTU, com Vera Lúcia; pelo PCB, Sofia Manzano; o Democracia Cristã, com José Maria Eymael; pelo PROS, Pablo Marçal; o Novo, com Felipe d´Avila; e o PT, com Lula.

Campanhas acontecem em UBSs, drive-thru na Praça Floriano Peixoto, Unifap e creches. Confira locais e horários. Vacina contra a Covid-19 Matt Rourke/AP Vacinação contra a Covid-19 Cristine Rochol/PMPA Nesta quinta-feira (19), Macapá oferta vacinas contra a Covid-19 para todos os públicos a partir dos 5 anos de idade, inclusive a segunda dose de reforço para o público de 60 anos ou mais. Para quem está dentro do prazo previsto, são ofertadas doses de AstraZeneca, Janssen, CoronaVac e Pfizer. Os postos ofertam também a 3ª dose de imunizante para os adolescentes de 12 a 17 anos que possuem alguma comorbidade ou são imunossuprimidos. Além disso, pessoas com 60 anos ou mais também podem ser vacinadas contra o vírus influenza, que assim como o imunizante do sarampo, ficam disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Quem pode se vacinar contra Covid-19? 1ª dose Todos acima de 5 anos 2ª dose AstraZeneca: para quem iniciou o ciclo vacinal há 8 semanas CoronaVac: período indicado no cartão de vacinação Pfizer: para quem iniciou o ciclo vacinal há 21 dias ou mais Janssen: quem tomou a dose única do imunizante Dose de reforço (3ª dose) Público em geral de 18 anos ou mais e de 12 a 17 anos que possui alguma comorbidade: 4 meses após a 2ª dose Pessoas imunossuprimidas: 21 dias após a 2ª dose Segunda dose de reforço (4ª dose) Pessoas imunossuprimidas e idosos 60 anos ou mais: 4 meses após a 3ª dose Locais de imunização da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) Das 8h às 17h, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Coração, Rosa Moita (Nova Esperança), Brasil Novo, Pacoval, Perpétuo Socorro, Raimundo Hozanan (Muca), Cidade Nova, Congós, Macapaba, Pedrinhas, Curiaú, Marabaixo, Padre Raul Matte (Zerão), Leozildo Fontoura (Zerão), BR-210, Novo Horizonte, Pantanal, Fazendinha e Rubim Aronovitch (Santa Inês). Público: 1ª e 2ª doses para todas as crianças de 5 a 11 anos; 1ª dose para o público em geral de 12 anos ou mais; 2ª dose de AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac; 3ª dose para adolescentes com comorbidades e imunossuprimidos e todas as pessoas acima de 18 anos de idade; 4ª dose para idosos de 60 anos ou mais, grávidas e pessoas imunossuprimidas. De 9h às 15h, no drive-thru da Praça Floriano Peixoto e na Universidade Federal do Amapá (Unifap): Público: 1ª dose para o público em geral de 12 anos ou mais; 2ª dose de AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac; Reforço da Janssen para quem recebeu a 1ª dose com o mesmo imunizante. 3ª dose para adolescentes com comorbidades e imunossuprimidos e todas as pessoas acima de 18 anos de idade; 4ª dose para idosos de 60 anos ou mais e para pessoas imunossuprimidas; Professores, educadores e alunos, mediante a presença dos pais ou responsáveis, das creches Patrícia Chucre, no bairro Marabaixo, e Eliana Azevedo, no Conjunto Macapaba. Os imunizantes vão ser ofertados na sede da Polícia Federal, no bairro Infraero, Zona Norte da capital. Público: Crianças a partir dos 5 anos (Covid-19); Crianças de 1 a 6 anos (Influenza, tríplice viral e sarampo). Documentos necessários para vacinação contra Covid-19 Para a 1ª dose: originais e cópias de um documento oficial com foto, CPF, comprovante de residência, carteira de vacinação; no caso das crianças e adolescentes é obrigatória a presença do responsável. Para 2ª dose: carteira de vacinação com indicação do recebimento da 1ª dose. Dose de reforço e 4ª dose: carteira de vacinação com a indicação da aplicação da dose anterior da vacina. Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá VÍDEOS com as notícias do Amapá: r
Moradores das cidades serranas se protegem como podem, e vale o velho e bom agasalho e até aquele cafezinho quente. Com a queda nas temperaturas, a preocupação com a saúde aumenta. Massa de ar polar faz com que Nova Friburgo chegue a marcar 4° na temperatura
A massa de ar polar que atinge o país fazendo as temperaturas despencarem já mexeu com os termômetros da Serra, deixando o outono com aquela sensação de inverno rigoroso.
Em Nova Friburgo, a temperatura mínima chegou a 4,2ºC na madrugada desta quarta-feira (18) na região de Salinas. Se nas ruas da cidade, o agasalho parece não dar conta do frio, já que a sensação térmica foi negativa, nas padarias, as bebidas quentes, como o tradicional cafezinho, ajudam a dar aquele conforto térmico.
Na cidade de Petrópolis, a estação meteorológica que fica no Pico do Couto marcou 1,8 ºC, com sensação térmica de -18 ºC.
Já em Teresópolis, a temperatura chegou a 7,9 ºC, com sensação térmica um pouco menor.
Se a parte boa da friaca, é o charme e as guloseimas típicas do frio, por outro lado, a queda da temperatura aumenta a preocupação com a saúde, principalmente em relação as doenças respiratórias.
O vírus da gripe está por aí e a vacinação contra a Influenza ainda segue lenta em várias cidades da Região Serrana.
Em Friburgo, até semana passada, apenas 24.700 se vacinaram. Em Teresópolis, o número atingiu apenas 30% do público-alvo.
Termômetros nesta quinta-feira (19)
Nova Friburgo
Mínima - 2ºC
Máxima - 15ºC
Teresópolis
Mínima - 4ºC
Máxima - 19ºC
Petrópolis
Mínima - 3ºC
Máxima - 18ºC
Ao todo, são 35 entidades que se propõem a fortalecer e resguardar as ferramentas de combate às fake news para assegurar que a sociedade tenha acesso a informações corretas. STF e TSE anunciam parceria para combater a desinformação
O Supremo Tribunal Federal e o Tribunal Superior Eleitoral fizeram uma parceria para combater a desinformação nas eleições de outubro.
Além dos tribunais, participam do programa universidades federais, agências de jornalismo e checagem e associações das áreas de educação e justiça como a OAB e o Conselho Nacional de Secretários de Educação. Ao todo, são 35 entidades que se propõem a fortalecer e resguardar as ferramentas de combate às fake news para assegurar que a sociedade tenha acesso a informações corretas.
O presidente do STF, Luiz Fux, que no ano passado criou o Programa de Combate à Desinformação, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da democracia. Ele disse que o próprio Supremo vem sofrendo ataques gratuitos baseados em fake news e explicou que a Corte só atua quando acionada.
“O Supremo não sai de sua cadeira para julgar questões políticas, o Supremo não sai de sua cadeira para julgar questões morais, o Supremo não sai de sua cadeira para julgar questões públicas. O que o Supremo faz é, quando provocado, se manifesta, porque a Constituição Federal nos impõe, que diante uma provocação, nós devemos decidir as questões. Há uma falsa impressão, e aí já começa nossa preocupação, com essa falsa informação, que é uma fake news, de que o Supremo está invadindo a esfera dos demais poderes. Muito ao contrário”, diz Fux.
O ministro Alexandre de Moraes, que vai comandar o TSE durante as eleições deste ano, também participou da cerimônia, mas não discursou. O presidente do TSE, ministro Edson Fachin, disse que a democracia tem sido desafiada pela falácia.
“Tempos espinhosos, marcados por ameaças insistentes que se interligam e se guarnecem. Tempos em que se descobre política e economicamente rentável contraditar irresponsavelmente a ciência e a realidade. A erodir os consensos, a promover a hostilidade e a cultura anticívica a partir de ideias distorcidas que pretendem na estratégia mais ampla fixar como reais narrativas inventadas. A falsa informação se combate com informação correta. E a desinformação se enfrenta prestando cada vez mais e melhor a informação adequada. E é nesse sentido que esse programa é também um programa de defesa da democracia”, afirmou.
A coordenadora da Rede Nacional de Combate à Desinformação, que reúne jornalistas, universidades e projetos sociais na checagem de fake news, afirma que a participação da sociedade é fundamental.
“Não dá mais só para você receber as coisas nos grupos da família pelos aplicativos de mensagens, seja ele qual for, e simplesmente compartilhar. Você tem que parar um pouco, pensar e tentar as fontes para poder conferir”, diz Ama Regina Rêgo, professora da UFPI.

Alécio da Silva foi condenado pela morte de Célio da Cunha, em agosto de 2021 em Epitaciolândia. Vítima estava embriagada no dia do crime e morreu no Hospital Regional do Alto Acre. Júri popular na Comarca de Epitaciolândia condenou homem a mais de 19 anos por homicídio qualificado Arquivo/TJ-AC Alécio Barbosa da Silva pegou mais de 19 anos de prisão pela morte de Célio da Cunha, de 33 anos, em agosto de 2021 em Epitaciolândia, interior do Acre. O acusado foi julgado por um júri popular e condenado por homicídio qualificado em regime fechado. Além da condenação, o acusado também terá que pagar mais de R$ 24 mil de indenização de danos morais para a família da vítima. A decisão ainda cabe recurso. O júri ocorreu no Fórum de Epitaciolândia nessa terça-feira (17). A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Alécio da Silva citada no processo. O crime ocorreu na Rua Pedro Vasconcelos, bairro Aeroporto. Na época, a A Polícia Militar informou que foi acionada para atender uma ocorrência de lesão corporal e, ao chegar no bar, a vítima já tinha sido levada ao hospital pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Célio foi ferido com três facadas e estava embriagado no dia do crime. Ele morreu no Hospital Regional do Alto Acre, que fica em Brasileia, cidade vizinha. A dona do estabelecimento falou para a polícia na época que Alécio da Silva e a vítima chegaram embriagados no local e pediram uma cerveja. A testemunha afirmou também que tinha ouvido o suspeito dizer que estava ‘com vontade de arrancar a cabeça dum’. Depois disso, ela pediu que eles deixassem o bar. Poucos minutos depois, a mulher disse que começou a ouvir as pessoas comentarem que Célio tinha sido esfaqueado e estava com as vísceras no chão. Na sentença, a juíza Joelma Nogueira destacou que a culpa do acusado era grave, 'uma vez que o réu exteriorizou uma conduta de elevada censura, pois agiu de forma covarde e fria à destruição da vida de uma pessoa que estava embriagada e desarmada, não tendo àquela nenhuma chance de escapar do ataque de seu executor, pois, evidenciando assim um intenso grau da culpabilidade em seu ato concretizado com 03 (três) facadas na vítima, o qual revela a necessidade de elevada censura em seu modo de agir, e consequentemente, em sua culpabilidade'. Ainda segundo a Justiça, Alécio da Silva já tinha passagem pela polícia. Ele está preso desde a época do crime e não pode recorrer da sentença em liberdade. Reveja os telejornais do Acre
Em Buenos Aires, torcedores do Boca Juniors se viraram na direção da torcida do Corinthians e imitaram macacos. Torcedores do Corinthians são alvos de racismo na Libertadores
Torcedores do Corinthians foram alvos de mais um episódio de racismo numa competição sul-americana.
Na terça-feira (18), em Buenos Aires, pela Libertadores da América, torcedores do Boca Juniors se viraram na direção dos corintianos e imitaram macacos.
O clube brasileiro declarou que vai fazer uma queixa formal à Confederação Sul-Americana de Futebol.
Ao ser abordado, ele atingiu Márcio Almeida e Raimundo Nascimento e depois foi morto por um PM que passava no local. Homem toma arma de policial rodoviário, mata o agente e o colega dele, em Fortaleza
Um homem matou dois policiais rodoviários federais na BR-116, em Fortaleza.
Ele caminhava entre os carros e, ao ser abordado, tomou a arma de um dos agentes e atirou em Márcio Almeida e Raimundo Nascimento. Em seguida, foi morto por um PM que passava no local.
A participação da União na estatal cairia de 72% para 45%. Ainda não há data para a publicação do edital de privatização. Por 7 votos a 1, TCU aprova processo de privatização da Eletrobras
Por sete votos a um, o Tribunal de Contas da União aprovou nesta quarta-feira (18) o processo de privatização da Eletrobras, estatal da área de energia.
Privatização da Eletrobras: quais são os próximos passos
Votaram a favor o relator Aroldo Cedraz e mais seis ministros. O ministro Vital do Rêgo foi o único voto contrário. Agora, o Ministério de Minas e Energia e o BNDES deverão cumprir algumas recomendações do TCU. Nesse modelo de privatização, a estatal venderia ações no mercado.
A participação da União na Eletrobras cairia de 72% para 45%. Ainda não há data para a publicação do edital de privatização.
Assista aos vídeos do telejornal com as notícias do Acre. Assista aos vídeos do telejornal com as notícias do Acre.
Em Urupema, o termômetro de rua marcou 1°C. Polícia Rodoviária de SC usa sal para derreter gelo na estrada
Na terça-feira (17) à noite, a Polícia Rodoviária de Santa Catarina usou sal para derreter o gelo na estrada que liga São Joaquim a Urubici – a cidade catarinense que acumulou mais neve.
Em Urupema, o termômetro de rua marcou 1°C, e os turistas não saíram da praça central.
O ministro Alexandre de Moraes é o relator do inquérito das fake news e de outras quatro investigações sobre o presidente. Toffoli rejeita ação de Bolsonaro contra Alexandre de Moraes
O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli negou o pedido de investigação contra o colega de Corte Alexandre de Moraes encaminhado na terça-feira (17) por um advogado, em nome do presidente Jair Bolsonaro. Moraes é o relator do inquérito das fake news e de outras quatro investigações sobre o presidente.
Ao contrário do que afirmou o advogado de Bolsonaro, Dias Toffoli observou que não há crime de abuso de autoridade na conduta de Moraes; que o ministro não tem qualquer interesse específico no inquérito das fake news; que o Estado Democrático de Direito impõe deveres e obrigações a todos; e que há uma tentativa de inversão de papéis, transformando-se o juiz em réu pelo simples fato de ser juiz.
Na tarde desta quarta-feira (18), o mesmo advogado acionou a Procuradoria-Geral da República com uma representação com o mesmo teor contra Alexandre de Moraes. A PGR não tem prazo para manifestar.

Pesquisadores capturam esses animais, fazem exames, instalam sensores na carapaça deles, reabilitam, se necessário, e os devolvem ao mar. Metade das tartarugas estavam com tumores de pele que podem afetar órgãos internos e levar à morte. Águas poluídas estão afetando a saúde de tartarugas no Paraná Águas poluídas estão afetando a saúde de tartarugas no Paraná. É no canto da Ilha das Cobras, no litoral paranaense, que as tartarugas-verdes se alimentam. Os pesquisadores ancoram o barco e esticam a rede, à espera da captura. Em poucos minutos, uma tartaruga se aproxima e fica presa na rede. A equipe logo chega para o resgate. Pesquisadores resgatam as tartarugas para análise e cuidados Reprodução/Jornal Nacional Ela é levada para o barco ambulatório e os pesquisadores têm no máximo duas horas para fazer todos os exames: sangue, medidas e peso. Os resultados mostram que esta tartaruga está doente, com tumores. “Os tumores podem causar alguns tipos de alteração, não só na saúde, mas na capacidade de esses animais, por exemplo, se alimentarem e se deslocarem. E isso traz obviamente outros problemas para a saúde desse animal”, explica a bióloga Camila Domit. Metade das tartarugas-verdes já analisadas pelos pesquisadores do Rebimar - o Programa de Recuperação da Biodiversidade Marinha - estava com fibropapilomatose. São tumores de pele que podem afetar órgãos internos desses animais e levar à morte. Aumento das temperaturas no Nordeste interfere na reprodução das tartarugas marinhas VÍDEO: Filhotes de tartarugas marinhas são flagradas a caminho do mar em praia no sul da Bahia Projeto ajuda a preservar animais marinhos na costa do Espírito Santo Os exames de sangue também já identificaram metais pesados, como arsênio e mercúrio. Só nesse dia em que o JN acompanhou o trabalho dos pesquisadores, quatro das cinco tartarugas capturadas apresentaram os tumores. “Quando o animal fica muito estressado, está num ambiente muito poluído, esses tumores aparecem”, ressalta Camila. As tartarugas mais doentes são levadas para o Centro de Estudos do Mar, da Universidade Federal do Paraná. “Esse animal chegou muito debilitado, magro, desidratado. Recebeu todos os cuidados da equipe necessários para, de novo, reidratar esse animal, dar condição de novo para esse animal retornar para a natureza. E esse dia, felizmente, chegou e foi hoje”, conta Fábio Henrique de Lima, responsável técnico do CEM. Depois de 60 dias, recuperada, a tartaruga descrita por Fábio foi devolvida ao mar. Tartaruga reabilitada é devolvida ao mar Reprodução/Jornal Nacional A tartaruga-verde é uma espécie considerada vulnerável pelo ICMBio. Esses animais percorrem todo o litoral do país. Para acompanhar exatamente por onde eles passam, os biólogos instalam sensores na carapaça do animal, e recebem informações via satélite; cada pontinho é uma tartaruga. “O que acontece com as tartarugas é um reflexo de uma qualidade da água. Então, é importante a gente ter esse olhar pela tartaruga, pelo oceano, mas também pela nossa saúde humana, lembrar que nós estamos todos conectados no planeta”, define a bióloga. As tartarugas mostradas pelo JN são jovens, elas têm no máximo 10 anos, e passam a juventude na costa brasileira em busca de alimento e água quente. Chegou o momento mais especial dessa pesquisa: depois da análise e também da instalação do sensor, elas voltam para a água. “Nada adianta um tratamento num ambiente do centro de reabilitação se depois a gente vai devolver esse animal para um ambiente degradado. Por isso, o melhor caminho nesse processo é que a gente tenha um ambiente saudável para que esses animais não tenham tumores”, reforça Camila.
Haverá shows de grandes nomes da música nacional, concurso de quadrilha junina, apresentações de coco de roda e bumba meu boi. Programação começa no dia 15 de junho. Prefeitura de Maceió lança programação de São João
Começa no dia 15 de junho o São João Massayo Sol, Mar e Forró, evento promovido pela Prefeitura de Maceió e que teve a programação oficial divulgada nesta quarta-feira (18). Mais de 200 apresentações, reunindo 1.800 artistas, serão divididas em três polos culturais nos bairros de Jaraguá, Benedito Bentes e Tabuleiro.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
"É uma virada cultural. Temos 15 editais culturais, temos muitos artistas se apresentando de uma ponta a outra e a gente forma esse caldeirão cultural", disse o prefeito JHC (PSB) durante o anúncio.
Maceió retoma festejos juninos após 2 anos de pandemia
Além do forró, também haverá pagode, música eletrônica, sertaneja e outros ritmos que sobem ao palco no período de 15 a 30 de junho.
Confira a programação completa:
Polo cultural Benedito Bentes
Quarta-feira - 15/06
Messias Lima
Xameguinho
Cesar Salles
Mô Fio
Baby Som
Magníficos
Tierry
Quinta-feira - 16/06
Irineu Nicácio
Felipe Diniz
Los Borachos
Leyla Oliver
Gatinha Manhosa
Priscila Senna
Sexta-feira - 17/06
Almir Taylor
Bia Medeiros
Garota Sertaneja
Ana Lobo
Geraldo Cardoso
Nonato Neto Poeta
Sábado - 18/06
Dinha Soares
Rafinha Benuti
Gordinho do Piseiro
Nathália Martins
Devinho Noavaes
Aveloz
Domingo - 19/06
Zé Princesa e banda
Alberto Germano
Paulinho Balbino
Jorge de Altinho
Japinha Conde
Mano Walter
Polo Cultural Jaraguá
Quinta-feira - 23/04
Lula Sabiá
Zé Neto Leão
Alisson Cunha
Thiaguinho
Zé Felipe
Xand Avião
Sexta-feira - 24/06
Thiago Vás
Jaques Setton
Pedro Sampaio
Alok
Zé Vaqueiro
Sábado - 25/06
Rick Araújo e Maryjane
Beto Marcolino
Felipe Amorim
Gustavo Mioto
Bruno e Marrone
Domingo - 26/06
Val Pimentel
Diego Francis
Thuca Martins
Taty Girl
Luan Santana
Segunda-feira - 27/06
Cláudio Rios
Fidelise e a Cabrieira
Galã
Lucy Alves
Nattan
Ludmila
Matheus e Kauan
Terça-feira - 28/06
Chau do Pife
Banda Quadrilhão
Marlus Viana
Raí Saia Rodada
Dennis DJ
Wesley Safadão
Quarta-feira - 29/04
Michele Andrade
Walkiria Santos
Elba Ramalho
Limão com Mel
Gustavo Lima
Polo Cultural Tabuleiro
De 23 a 29 de junho
Festival de quadrilhas
Coco de roda
Bumba Meu Boi
Assista aos vídeos mais recentes do g1 AL
Veja mais notícias da região no g1 AL
A comparação é com o mesmo período de 2021. Bahia se manteve como o estado com o maior número de mortes violentas no país. Monitor da Violência do g1 registra queda nos assassinatos
O número de assassinatos no Brasil caiu 6% de janeiro a março, em relação ao mesmo período de 2021. O levantamento é do Monitor da Violência do g1.
Enquanto o Acre teve a maior queda, Rondônia registrou a maior alta nesse tipo de crime. A Bahia se manteve como o estado com o maior número de mortes violentas no país.

No país, redução média foi de 6% entre os períodos avaliados. Em 2021, Acre registrou 61 assassinatos e o número caiu para 43 em 2022. Número de assassinatos no Acre reduziu nos primeiro trimestre de 2022 Aline Nascimento/g1/Arquivo O Acre registrou queda de quase 30% no número de assassinatos no primeiro trimestre de 2022 em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo o índice nacional de homicídios criado pelo g1, com base nos dados oficiais dos 26 estados e do Distrito Federal. Mas, desta vez, a redução no estado foi menor do que a média nacional. LEIA MAIS Assassinatos no Brasil têm queda nos primeiros três meses de 2022 PÁGINA ESPECIAL: Mapa mostra assassinatos mês a mês no país METODOLOGIA: Monitor da Violência Foram 43 assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de quase 30% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 61 mortes. Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes: homicídios dolosos (incluindo os feminicídios) latrocínios (roubos seguidos de morte) lesões corporais seguidas de morte No Brasil, foram 10,2 mil assassinatos nos três primeiros meses deste ano, o que representa uma baixa de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Ainda conforme o levantamento, o estado com maior aumento nos assassinatos entre os períodos estudados foi Rondônia (RO). O número de crimes violentos no estado subiu de 85, nos primeiros três meses de 2021, para 126 esse ano. Com isso, o aumento chegou a mais de 48%. Reveja os telejornais do Acre

Jorge Luiz Grossi Júnior, também conhecido como 'Grosso', tinha mandado de prisão preventiva em aberto por suspeita de participação numa execução em 2019. Preso é suspeito de participar da morte de mecânico na Zona Oeste Divulgação Policiais civis da 29ª DP (Madureira) prenderam, nesta quarta-feira (18), Jorge Luiz Grossi Júnior, também conhecido como "Grosso", de 35 anos. O homem é suspeito de participar de um assassinato na Zona Oeste e também de integrar uma milícia na região. Ele foi localizado e preso na Favela do Catiri, que fica na região. Coordenada pelo delegado Neilson Nogueira, a ação identificou que contra Jorge Luiz havia um mandado de prisão preventiva em aberto por uma morte em Jacarepaguá, em 2019. O assassinato aconteceu num ferro-velho na Estrada do Cafundá, no Tanque, também na Zona Oeste. A apuração da polícia apontou que a vítima se negou a pagar as "taxas" exigidas pelos milicianos e que, por isso, foi morta. Antes do assassinato, parentes da vítima foram todos expulsos da favela.

Animais eram usados por criminosos para intimidar vizinhos e retardar o trabalho da polícia. Cães foram levados para abrigo. Animais foram deixados por criminosos para intimidar moradores Polícia Civil/Divulgação Uma ação conjunta entre as polícias Civil e Militar resgatou nesta quarta-feira (18) dois cães da raça pitbull que eram usados como guardas em duas residências apontadas como bocas de fumo no bairro Muca, na Zona Sul de Macapá. Denúncias e investigação apontaram que os animais foram colocados soltos nos locais para intimidar moradores e retardar o trabalho da polícia em ações anteriores. As duas bocas de fumo onde os cães estavam ficam em área de pontes no bairro. Num dos locais, dois suspeitos conseguiram fugir, mas deixaram para trás 16 munições de pistola e duas de espingarda. Ação das polícias Civil e Militar aconteceu no bairro Muca Polícia Civil/Divulgação O resgate dos cães foi feito em conjunto pela Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE), Batalhão Ambiental da PM, e equipe de zoonoses da prefeitura da capital. “Conseguimos tirar de duas bocas de fumo comandadas por facções dois pitbulls, cachorros que ficavam fazendo a guarda desses locais. Fomos a um terceiro local, mas já haviam retirado o cachorro de lá”, detalhou o delegado Sidney Leite, da DTE. Os animais foram retirados com segurança e transportado em veículos adequados. Um dos pitbulls estava machucado, mas sem gravidade. Ambos foram levados para receber alimentação adequada. Animais foram levados para tratamento e para receberem alimentação adequada Polícia Civil/Divulgação Munições e balança de precisão encontradas em uma das bocas de fumo Polícia Civil/Divulgação Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá VÍDEOS com as notícias do Amapá:

Informação é do jornal oficial de Cuba, o 'Granma'. Governo dos EUA sinaliza que não convidará Venezuela, Cuba e Nicarágua para Cúpula das Américas. Homem lê o jornal estatal Granma em Havana, e 2018 REUTERS/ Stringer Os Estados Unidos negaram vistos para 23 cubanos simpatizantes do governo da ilha que participariam, em junho, da Cúpula dos Povos, um evento paralelo à Cúpula das Américas, informou nesta quarta-feira (18) o jornal oficial "Granma". O jornal citou como fonte os organizadores do evento. A publicação afirma que entre essas 23 pessoas estão a médica Tania Crombet Ramos, que trabalhou no desenvolvimento de vacinas; Reineris Salas Pérez, lutador olímpico que ganhou a medalha de bronze em Tóquio, Jorge González Núñez, líder estudantil cristão, jornalistas, artistas, sindicalistas e líderes comunitários. Uma declaração dos organizadores da reunião, reproduzida no "Granma", afirma que "a negativa de seus vistos é uma afronta aos mesmos valores democráticos que o governo americano e sua 'Cúpula das Américas' pretendem defender". Veja abaixo um vídeo sobre a Cúpula das Américas de 2018. Cúpula das Américas: encontro debate crise na Venezuela e tensão na Nicarágua Cuba, Venezuela e Nicarágua Funcionários do governo americanos disseram que os convites para a Cúpula das Américas ainda não foram enviados. Eles também sugeriram que Cuba, Venezuela e Nicarágua não serão convidados por não cumprirem com os padrões democráticos. Essa posição provocou protestos e os governos da Comunidade do Caribe, do México, da Bolívia e da Guatemala anunciaram que não compareceriam ao evento se a exclusão fosse mantida. Ao encerrar uma sessão parlamentar na segunda-feira, o presidente cubano Miguel Díaz-Canel disse que "quem assume o compromisso de acolher uma reunião hemisférica deve ter a capacidade e a coragem de ouvir a todos". Cuba de duas edições da Cúpula das Américas, de um total de oito.

Interessado pode enviar currículo por e-mail ou ir presencialmente na Casa do Trabalhador. Carteira de trabalho Jorge Júnior/Rede Amazônica O Sistema Nacional de Emprego no Amapá (Sine-AP) oferta oportunidades de empregos para Macapá. O número de vagas está disponível de acordo com as empresas cadastradas no Sine e são para todos os níveis de escolaridade e experiência. O Sine retomou o atendimento presencial de entrega de currículos, das 8h às 14h, de segunda a sexta-feira, na Casa do Trabalhador (endereço: Avenida Mendonça Júnior, entre as ruas Paraná e Marcelo Cândia, no Santa Rita). Os interessados também podem encaminhar currículo, citando o emprego desejado, por e-mail, para o endereço: [email protected] Trabalho e carreira: veja lista de concursos públicos, processos seletivos e vagas de trabalho no estado As oportunidades estão disponíveis apenas para o dia divulgado. Veja as vagas ofertadas de acordo com as solicitações das empresas: Macapá analista financeiro arquivista carpinteiro eletricista eletrotécnico encanador farmacêutico líder de frota operador de caixa pintor repositor serralheiro vendedor Veja o plantão de últimas notícias do G1 Amapá VÍDEOS com as notícias do Amapá:
Diplomata indicada para embaixada americana no Brasil diz que país tem sistema eleitoral democrático
Elizabeth Bagley afirmou, na sabatina no Senado dos Estados Unidos, que a eleição de outubro não vai ser um momento fácil por causa dos comentários do presidente Jair Bolsonaro, mas que o Brasil tem todas as instituições democráticas de que precisa para promover eleições livres e justas. Diplomata indicada para embaixada americana no Brasil diz que país tem sistema eleitoral democrático
A diplomata indicada para assumir a embaixada dos Estados Unidos em Brasília declarou nesta quarta-feira (18), em sabatina no Senado americano, que o Brasil tem todas as instituições democráticas de que precisa para promover eleições livres e justas.
A Comissão de Relações Exteriores do Senado sabatinou a advogada e ex-embaixadora americana em Portugal Elizabeth Bagley, indicada do presidente Joe Biden para o mais alto cargo da diplomacia dos Estados Unidos no Brasil. Nas declarações iniciais, ela indicou quais serão as prioridades, se for confirmada para o cargo pela Casa.
“O Brasil abriga 30% das florestas tropicais do mundo, incluindo 60% da Amazônia. Uma das minhas prioridades vai ser incentivar esforços para reduzir drasticamente o desmatamento, proteger os defensores da floresta e processar os responsáveis por crimes ambientais e atos de violência”, disse.
Ela afirmou que o Brasil não está trabalhando para alcançar os compromissos de combater o desmatamento anunciados na Conferência do Clima da ONU no ano passado.
Elizabeth Bagley disse que outra prioridade é reafirmar a confiança nas instituições democráticas do Brasil e no sistema eleitoral brasileiro.
“Eu vou reforçar o compromisso dos Estados Unidos em fortalecer a democracia, os direitos humanos e o Estado de Direito no Brasil e em todo o hemisfério.”
Na fase das perguntas dos senadores, ela enfrentou ceticismo. O presidente da comissão, o senador democrata Bob Menendez, pressionou:
"Sobre a tentativa do presidente Bolsonaro de minar a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro, que medidas você tomaria para garantir o apoio à integridade e ao resultado das eleições democráticas no Brasil?”
Bagley respondeu que o Brasil tem instituições democráticas fortes, apesar das falas do presidente:
"Bolsonaro disse várias coisas, mas o Brasil é uma democracia, com instituições democráticas, um sistema eleitoral democrático, Judiciário e Legislativo independentes, liberdade de expressão e todas as instituições democráticas de que precisa para promover eleições livres e justas. Eu já monitorei muitas eleições e sei que não será um momento fácil por causa de muitos dos comentários dele, mas apesar desses comentários há uma tradição democrática."
A sabatina na Comissão de Relações Exteriores do Senado foi considerada tranquila. Nas próximas semanas, os senadores vão poder mandar perguntas por escrito para Elizabeth Bagley e ela vai ter que responder, também por escrito. Depois disso, a comissão vai se reunir para decidir se aprova e encaminha a indicação para o plenário do Senado, que, então, decide se a confirma como a nova embaixadora dos Estados Unidos no Brasil.
Por todo o estado, os canteiros de verdura ganham mantas, que ajudam a diminuir as perdas. Agricultores do Paraná tentam proteger as lavouras do frio
No Paraná, agricultores estão tentando proteger as lavouras.
Dias muito frios sempre assustam Eliel dos Santos Silva, produtor de hortaliças em Londrina, norte do Paraná.
"Tive até pavor à noite, nem dormi. Tive um pesadelo; sonhei que na terça-feira tinha congelado até meus motores todos”, relembra.
Nesta época do ano, Eliel diminui a produção de plantas mais sensíveis ao frio, como alface, e aumenta o plantio de acelga, couve e repolho - mais resistentes às baixas temperaturas. Ele também usa um produto para proteger as plantas do gelo, e não molha a horta nos dias que antecedem a chegada do frio.
“A primeira coisa é, se for gear, não molhar a terra. Para não ter umidade, para ter congelamento total0 raiz e folha. Então, a gente deixa seca a terra, murcha, mas não vai morrer”, explica.
Como a geada pode afetar a produção agrícola e quais alimentos podem ficar mais caros
Por todo o estado, os canteiros de verdura ganham mantas, que ajudam a diminuir as perdas. “A turma fala que vai gear e a gente fica esperto já. Começa a correr atrás das mantas para jogar no alface”, conta o agricultor Marcos Zinher.
“As folhas, se você não proteger, a geada queima. E daí vai chegar um produto que não vai ter valor no mercado”, afirma Eliseu Elias.
Nem dentro de estufas os pés de morangos estão a salvo das baixas temperaturas em Mandirituba, Região Metropolitana de Curitiba. A cortina plástica quebra as rajadas de vento gelado, e a proteção de TNT vira cobertor de morango.
“Teve três geadas fortes no ano passado. Elas queimaram toda a florada; três floradas a gente perdeu", diz a produtora Rosana Aparecida Garbardo.
Nas lavouras de café, as mudas com até seis meses de plantio podem ser dobradas e cobertas com uma camada espessa de terra. Nas maiores, com até dois anos, a terra encobre o tronco. "Mesmo que ocorra uma geada forte, a gente vai proteger essas mudas também”, afirma o engenheiro agrônomo Romei Gair.
A onda de frio que atinge o Paraná não gerou geadas intensas que pudessem comprometer a produção agrícola. Segundo meteorologistas, ventos fortes e a formação de nebulosidade amenizaram os riscos de prejuízo.
"A velocidade do vento chegou aos 37 km/h. Então, foi um vento bem intenso e afastou o sistema que traz a geada, que forma a geada, para fora da nossa região", destaca a meteorologista Ângela Costa.
Com a possibilidade de perder toda a lavoura com a geada, na roça, quase ninguém gosta do frio.
"Lindo para quem fica dentro de casa, né? Não para quem fica 19h, 20h, cobrindo as plantações. Por mim não precisava nem existir o tal do frio...", diverte-se a agricultora Leonir Zinher.

Foram localizados pelo menos 100 quilos de produtos, incluindo até hormônios. Fiscais afirmaram que havia risco biológico e foi configurado crime ambiental. Medicamentos e vacinas de uso veterinário são encontrados em área ambiental Vacinas e medicamentos veterinários foram descartados de forma irregular em uma área de proteção no Jardim América em Gurupi, no sul do estado. Foi uma denúncia que levou os órgãos de fiscalização até o local. Foram encontrados pelo menos 100 quilos de produtos, incluindo até hormônios. A Secretaria Municipal Meio Ambiente fez vistoria pra identificar o nível de risco ambiental. "Identificamos os crimes ambientais de poluição e de colocar o meio ambiente em risco por expor materiais que oferecem risco biológico, como a vacina de brucelose", explicou o Diego Rocha, diretor de meio ambiente. O descarte irregular foi descoberto depois que um morador encontrou os frascos de vacina no meio da rua. A denúncia chegou primeiro na Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), que notificou o município para realizar o recolhimento. A Polícia Militar Ambiental também participou da ação. O material foi periciado e amostras recolhidas. Os peritos verificaram que os produtos estavam vencidos e registraram os números dos lotes para rastrear a origem das vacinas e dos medicamentos. Medicamentos e vacinas vencidos foram encontrados em área verde de Gurupi Reprodução/TV Anhanguera O lugar onde os materiais foram encontrados é uma área que se transformou em um depósito clandestino de lixo. A poucos metros fica um córrego e uma rua próxima é utilizada pelos moradores para prática de caminhada. O responsável pelo descarte irregular pode responder por crime ambiental e contra segurança agropecuária, além de ser multado. Segundo a Adapec, a destinação correta desses produtos vencidos, no caso de lojistas, são os laboratórios que realizam o recolhimento. Se for produtor rural é necessário procurar as casas agropecuárias ou empresas especializadas na coleta. A Secretaria de Meio Ambiente recolheu todos os produtos e deve acionar uma empresa especializada em incineração de resíduos médicos perigosos. Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Segundo testemunhas, o carro da quadrilha foi atingido pelos disparos dos vigilantes nesta quarta-feira (18). Morador registra tentativa de assalto a carro-forte em Jundiaí Três suspeitos de envolvimento em uma tentativa de roubo a carro-forte foram presos nesta quarta-feira (18), em Jundiaí (SP). O crime ocorreu no começo da tarde desta quarta-feira, perto de um supermercado na Avenida dos Imigrantes. Um morador chegou a registrar o momento em que os vigilantes perceberam a ação e bateram com o blindado contra um dos veículos usados pela quadrilha (veja acima). Com o carro sem condições de rodar, eles entraram em outro e conseguiram fugir sob troca de tiros com os vigilantes. Carro-forte sofre tentativa de assalto em Jundiaí A Polícia Militar informou que, durante a manhã, os criminosos tentaram roubar um carro de transporte de valores, ocorrendo a colisão entre este veículo e o utilizado pelo grupo, que efetuou disparos de arma de fogo contra os vigilantes, atingindo um deles na perna. Em seguida, a PM confirmou que os criminosos abandonaram o carro e roubaram outro veículo que passava pela avenida, fugindo do local. Ladrões trocam tiros com polícia durante tentativa de roubo a carro-forte em supermercado de Jundiaí (SP) Arquivo pessoal Em nota, a rede de supermercados informou que os fatos estão sendo apurados pelas autoridades e que ficará à disposição para mais esclarecimentos. Os suspeitos fugiram, mas foram capturados ainda na tarde desta quarta-feira por equipes do Baep de Campinas (SP) e da Rota de São Paulo (SP). Os três foram levados para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí, onde prestaram depoimento e permaneceram à disposição da Justiça. VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí

Dia Mundial de Doação de Leite Humano é celebrado na quinta-feira (19). Estado têm oito bancos. Bancos de leite da BA passam por desafios com o estoque, unidades precisam de doações Na Bahia, os oito bancos de leite materno que existem no estado enfrentam o desafio para manter o estoque de leite. Do total, quatro bancos são em Salvador, dois em Feira de Santana, um em Itabuna e um em Vitória da Conquista. Juntos eles têm em estoque 663 litros de leite. Saiba como e onde doar leite materno em Salvador O Dia Mundial de Doação de Leite Humano é lembrado na quinta-feira (18). A data reforça a importância dos bancos de leite para as mães com dificuldade de amamentar e para bebês prematuros que estão internados e precisam ganhar peso para se recuperar. O banco de leite da maternidade Climério de Oliveira conta com 31 doadoras, mas como cada doadora tem uma produção de leite diferenciada e o tempo de doação também varia conforme a disponibilidade de cada uma, nem sempre o estoque é suficiente. Na unidade há 50 litros de leite na geladeira. O ideal seriam 120 litros para atender à demanda, especialmente de bebês prematuros. "Ele [o bebê] vai se recuperar mais rápido e vai prevenir algumas situações que ocorrem com bebês prematuros dentro de uma UTI", explica a neonatologista Alena Jardim. Bancos de leite da Bahia enfrentam desafio para manter estoque Reprodução/TV Bahia Na maternidade Professor José Maria de Magalhães Neto, que fica em Salvador e é referência em atendimento de UTI neonatal, mães de todo o estado são atendidas. Na unidade, o estoque é frequente, por causa da alta demanda. Em março deste ano, 189 bebês precisaram do leite do estoque da unidade. Já em abril, esse número pulou para 268. "Nós temos 40 leitos de UTI neonatal, 38 de semi-intensiva. Através da regulação a gente recebe mães gestantes e puérperas de todo estado e as vezes, até de outros estados", explica a coordenadora do banco de leite da maternidade, Laís Nascimento. Em Vitória da Conquista, o banco de leite do Hospital Esaú Matos está com metade do estoque que precisa e vem criando estratégias para chegar mais perto das doadoras. "Nós iremos até a casa da doadora, fazemos o cadastro e levamos o kit com material, além de dar orientações precisas para coleta", explica a coordenadora do banco de leite do hospital, Orlanda Alves. Para ser doadora é preciso estar saudável e produzir leite além do necessário para seu bebê. Basta entrar em contato com o banco de leite humano, preencher um cadastro e enviar os exames mais recentes realizados durante o pré-natal. [Clique aqui e saiba como doar] As mães que doam leite materno dizem que a doação não muda apenas a vida de quem recebe o leite doado, mas também transforma quem se dispôs a doar. "É sempre bom a gente distribuir, esse carinho que a gente sente pelo nosso filho para dos outros e a preocupação também. Assim como é uma mãe agora, poderia ser eu. Já que eu tinha de sobra, por que não doar?, disse a estudante Taís Moreira. Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻 Ouça 'Eu te explico' 🎙 Ouça 'Eu Te Explico' 🎙

Durante a abordagem, são realizados serviços socioassistenciais e a acolhida ao albergue municipal. Operação inverno intensifica acolhimento às pessoas em situação de rua Divulgação Prefeitura Guarujá Por conta da frente fria que chegou à Baixada Santista, a prefeitura de Guarujá, no litoral de São Paulo, começou uma operação para intensificar as abordagens sociais às pessoas em situação de rua, oferecendo acolhimento no Albergue Municipal. De acordo com a administração municipal, a secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (Sedeas) ampliou a busca ativa com o intuito de oferecer acolhimento provisório. Mais duas equipes foram formadas para atuar todos os dias das 19h até meia-noite. “A abordagem social às pessoas em situação de rua tem a finalidade de assegurar atendimento especializado, com a garantia de direitos e fortalecimento de vínculos”, informou a prefeitura. Durante a abordagem são ofertados os serviços socioassistenciais e um lugar para ficar na Unidade de Acolhimento José Calherani, o Albergue Municipal, localizado na Rua Manoel Otero Rodrigues, 389, Jardim Boa Esperança, em Vicente de Carvalho. A população pode solicitar o Serviço de Abordagem Social pelo telefone (13) 3384-2756. O albergue oferece alimentação, vestuário, higienização e atendimento social, realizando o estudo de cada caso e procedendo com os encaminhamentos necessários, sejam eles para área da saúde, documentação, entre outros. VÍDEOS: g1 em 1 minuto Santos
O acordo sem precedentes estabelece que, de agora em diante, nas seleções americanas de futebol, homens e mulheres passarão a receber o mesmo valor por cada jogo disputado, de amistosos a torneios oficiais. Federação Americana de Futebol vai pagar aos atletas das seleções masculina e feminina os mesmos valores de salários e de premiações
A partir desta quarta-feira (18), a Federação de Futebol dos Estados Unidos vai pagar aos atletas das seleções masculina e feminina os mesmos salários e os mesmos valores de premiações.
Era uma situação difícil de engolir: as mulheres conseguiam os títulos, revelavam as estrelas celebradas mundo afora, proporcionavam espetáculos para estádios lotados, inspiravam as novas gerações de meninas... E de meninos, também. Só que, na hora de receber, os bolsos mais cheios eram sempre os dos jogadores da seleção masculina, uma equipe apenas coadjuvante no cenário internacional.
Um panorama que foi, enfim, alterado nesta quarta-feira (18), por um acordo sem precedentes. De agora em diante, nas seleções americanas de futebol, homens e mulheres passarão a receber o mesmo valor em premiações por cada jogo disputado, de amistosos a torneios oficiais.
“Essa decisão terá ramificações pelo mundo todo. É um ponto de mudança histórico nos Estados Unidos, e pode potencialmente mudar o futebol e seus negócios”, disse Cindy Parlow Cone, que preside a federação de futebol do país.
A decisão só foi possível porque atacou um ponto central, que não é uma questão só americana: a distribuição do dinheiro que a Fifa paga pela participação em Copas do Mundo. O torneio masculino rende valores 15 vezes maiores do que o feminino.
. Saiba mais sobre futebol feminino
. A história do futebol feminino no Brasil
A Federação dos Estados Unidos é a primeira a acabar com essa diferenciação. O dinheiro dos mundiais passa agora a entrar no mesmo caixa; e é dividido igualmente entre atletas das duas seleções.
O grito por pagamentos iguais começou a ecoar em 2016, puxado pelas lideranças da equipe feminina, quatro vezes campeã mundial e dona de quatro ouros olímpicos. Gente como a capitã da seleção, Megan Rapinoe. Como os apelos não eram ouvidos, o caso foi parar nos tribunais em 2020, com as craques processando a própria federação por discriminação de gênero.
Na prática, agora, todos vão ganhar mais, porque todos os atletas terão acesso a repasses que antes não chegavam às contas bancárias, como direitos de transmissão. Um exemplo: mulheres embolsavam o equivalente a R$ 33 mil por uma convocação à Copa do Mundo. Os homens recebiam um valor três vezes maior. Agora, o pagamento é idêntico para todo mundo, equivalente a R$ 117 mil.
Portanto, os jogadores que vão à Copa do Qatar neste ano têm mais é que celebrar e agradecer. As jogadoras, já campeoníssimas, ganharam mais uma. E essa vitória valeu para todos.
De janeiro a março, a chamada saída líquida, que são os saques menos os depósitos, totalizou R$ 40,4 bilhões, o maior volume para um primeiro trimestre desde o início do Plano Real. Entre os motivos, o desemprego, a inflação e os juros altos. Saques da poupança batem recorde no primeiro trimestre
Os saques da poupança bateram recorde no primeiro trimestre de 2022.
A bibliotecária Bruna Brasil ficou um tempão sem cartão de crédito, mas um dia....
“Eu fui pagar a minha autoescola e precisava parcelar. Aí na minha cabeça, eu falei: ‘Vou fazer o cartão só para pagar a autoescola’. Só que aí a gente também fica: ‘Bom, já tenho cartão, vou pagar isso aqui, vou pagar mais uma coisa’. Aí a fatura só vai crescendo, crescendo e a gente toma aquele susto no final do mês”, conta.
E que susto. Tanto que ela precisou sacar dinheiro da poupança para pagar a fatura.
Muita gente, por um motivo ou outro, fez o mesmo. Os saques da poupança no primeiro trimestre do ano registraram patamar recorde. De janeiro a março, a chamada saída líquida, que são os saques menos os depósitos, totalizou R$ 40,4 bilhões, o maior volume para um primeiro trimestre desde o início do Plano Real. O recorde anterior tinha sido de R$ 27,5 bilhões, no primeiro trimestre de 2021.
Quando a gente atira uma pedra na água, ela agita a superfície e gera ondas. Na economia é assim também: acontecimentos acabam gerando muitos outros. E com a poupança não foi diferente: o desemprego, a inflação, os juros altos fizeram muita gente tirar dinheiro que estava guardado para quitar dívidas e pagar despesas do dia a dia.
“Mesmo assim a gente tem o outro lado, que a gente vê que o endividamento e toda parte de inadimplência dos consumidores também têm aumentado. Então, apesar de ter essa retirada de recursos e de isso ajudar aí nesse consumo de bens essenciais, nesse pagamento de contas, isso não está sendo suficiente. Isso porque a gente vê o mercado de trabalho, que ainda é muito lento, a renda das famílias em níveis bastante reduzidos historicamente, então isso acaba pressionando bastante o orçamento e não sendo totalmente suficiente para a quitação de dívidas”, explica Isabela Tavares, economista da Tendências Consultoria.
Isabela lembra que os recursos da poupança têm um papel social: 65% deles são usados pelos bancos para o financiamento da casa própria.
Mas esses financiamentos também já sofreram uma redução por causa da alta dos juros. A Bruna ainda tem um dinheiro guardado na caderneta de poupança e agora ....
“A minha ideia é mês que vem não precisar mexer na poupança. É conseguir quitar o meu cartão de crédito com o meu dinheiro mesmo, com o meu salário mensal”, diz.
Medicamentos para tratar doenças respiratórias estão em falta em hospitais e farmácias de Pernambuco

Conselho de Farmácia disse que problema afeta redes pública e particular. Secretário de Saúde confirmou que alguns remédios faltaram, mas disse que problema é 'pontual'. Medicamentos estão em falta ou com estoque baixo nas farmácias e em hospitais Com mais de 100 bebês e crianças na fila de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), por causa de doenças respiratórias, os pais e responsáveis precisam lidar também com a falta de medicamentos. Segundo o Conselho Regional de Farmácia de Pernambuco, o estoque está baixo em farmácias de hospitais e da rede particular (veja vídeo acima). Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram Nesta quarta (18), o secretário de Saúde, André Longo, confirmou que alguns municípios, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e emergências tiveram problemas com a falta de medicamentos. Disse, no entanto, que a situação tem sido "pontual". "Infelizmente, a gente tem recebido alguns relatos de falta de alguns medicamentos. Isso tem sido pontual e tem sido buscado resolver com comprar emergenciais, com empréstimos, por vezes, de outras unidades", disse. André Longo citou medicamentos como dipirona, salbutamol e até o soro fisiológico entre os que faltaram em unidades, mas disse que problema foi "bem manuseado pelos serviços sem maiores repercussões até o momento". O secretário também disse que está estimulando que se façam compras emergenciais. "Isso não é uma realidade só da rede pública. Algumas vezes, a gente tem também pedidos da própria rede privada em relação a algumas medicações. É fato que a guerra [da Ucrânia], a questão do lockdown da China e outras coisas fizeram com que insumos ficassem mais escassos na sua circulação e que os custos de produção de alguns destes medicamentos aumentassem", declarou. A TV Globo esteve em várias farmácias e, em todas, faltavam remédios ou o estoque estava baixo Rodrigo Rodrigues/ g1 SP Entre os remédios em falta ou com estoque baixo em hospitais, além dos citados por André Longo, estão furosemida (anti-hipertensivo) e contraste radiológico. Em farmácias, faltam dipirona xarope, amoxicilina, medicamentos para asma e antigripais. Uma equipe da TV Globo esteve em várias farmácias e, em todas, faltavam remédios ou o estoque estava baixo. Em uma drogaria de Paratibe, em Paulista, no Grande Recife, não tem mais a dipirona xarope, que custava R$ 32. Para dor e febre em criança, as opções são mudar de substância e levar paracetamol. O de laboratório sai por R$ 40. O genérico custa R$ 10. A empregada doméstica Joelma Martins da Silva não imaginou que teria tanta dificuldade para conseguir remédio para gripe. "A gente vai de farmácia em farmácia procurando e muitas não têm a medicação. Tem que ir em várias para encontrar um medicamento e, quando você encontra, está mais caro", afirmou. LEIA TAMBÉM: Passa de 100 número de bebês e crianças na fila de UTI Outro lado do balcão Dono de farmácia, Valmir Leão disse que nem no auge da pandemia de Covid-19 viu isso acontecer. "Mais de quatro meses que a gente não consegue ter esse produto. Nunca aconteceu. Inclusive, na [pandemia da] Covid, não foi tão difícil quanto dezembro para cá", afirmou. A explicação, segundo o conselheiro federal de farmácia de Pernambuco, Arimateia Filho, está na alta dos produtos usados na fabricação, que nem o reajuste autorizado pelo governo federal no mês passado cobriu. Segundo eles, os problemas são a dificuldade da aquisição da matéria-prima, o aumento do preço, em função dessa falta, e a diminuição da capacidade de produção deles, por causa do aumento do custo da produção desses produtos. "O governo teria que agir rapidamente em cima disso para estabelecer políticas que façam com que os laboratórios se sintam estimulados a voltar a produzir nos volumes que são necessários para que o mercado volte a ser competitivo e rápido no abastecimento", disse. Nas farmácias, o que mais preocupa é a falta de antibiótico para criança. Em uma unidade no bairro de Jardim Brasil 1, em Olinda, no Grande Recife, o estoque de amoxicilina em suspensão, que é líquida, está zerado. "A gente passa isso para os clientes e, às vezes, eles não entendem. Passaram o dia ou durante a madrugada com as suas crianças no hospital e tendo que voltar novamente para lá para poder pedir a substituição desse antibiótico", contou a farmacêutica Nailde Lima. O Conselho dos Secretários Municipais de Saúde disse que pediu a prefeituras os nomes dos medicamentos que estão em falta e que esse levantamento vai ser enviado ao Ministério da Saúde. De acordo com o conselho, essa situação já foi repassada em reunião a representantes do ministério. Por nota, o Ministério da Saúde disse que trabalha para "manter a rede de saúde abastecida com todos os medicamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)". Afirmou também que "está verificando com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e com os conselhos municipais e estaduais de saúde as causas do desabastecimento de alguns remédios". VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
A sobrinha de Mônica Maria Andrade Figueiredo disse que esteve na delegacia nesta quarta (18) e que assistiu às imagens de câmeras de segurança do prédio onde a juíza teria sido encontrada morta. Em depoimento à polícia, o marido de Mônica, o também juiz Augusto Figueiredo, disse que encontrou o corpo da mulher dentro do carro do casal. 'Ela cometeu suicídio. Não há dúvida’, diz sobrinha de juíza encontrada morta em Belém
Uma sobrinha da juíza que foi encontrada morta no Pará viu imagens de câmara de segurança do condomínio em que a tia morava e disse que ela cometeu suicídio.
Morte de juíza em Belém: o que se sabe e o que falta esclarecer sobre o caso
No início da tarde desta quarta-feira (18), o corpo de Mônica Maria Andrade Figueiredo foi levado para o aeroporto de Belém. O velório e o enterro serão na Paraíba, onde a juíza nasceu. A sobrinha de Mônica disse que esteve nesta quarta na delegacia e assistiu às imagens de câmeras de segurança do prédio onde a juíza teria sido encontrada morta.
“As imagens revelam ela saindo do apartamento com todas as suas malas. Ela se desloca até o elevador. Abre uma porta traseira do carro para supostamente guardar essas malas. Ela se direciona para o banco do passageiro na frente. Passa muitos minutos ali. Acredito que pensando, refletindo. Depois de longos minutos, ela comete suicídio. É nítido. É claro. Não há dúvidas que ela se matou. Ela se utilizou de uma arma que o esposo dela possui e que sempre está dentro do carro, no porta-luvas”, diz Monique Andrade, sobrinha da juíza.
Em depoimento à polícia, o marido de Mônica, o também juiz João Augusto Figueiredo, disse que encontrou o corpo da mulher dentro do carro do casal, na manhã de terça-feira (17), em Belém. E que na noite anterior ela saiu de casa depois que os dois, segundo ele, tiveram uma pequena discussão.
O juiz também afirmou que ele próprio levou o carro com o corpo de Mônica Maria para a Divisão de Homicídios.
Mônica Maria Andrade Figueiredo tinha 47 anos. Era juíza no município de Martins, Rio Grande do Norte, e ia com frequência para Belém para encontrar o marido, com quem era casada havia cerca de dois anos.
A Polícia Civil do Pará declarou que realizou diligências, solicitou perícias e encaminhou o caso para o Poder Judiciário. O Tribunal de Justiça do Pará informou que o procedimento está sob sigilo de Justiça. O Ministério Público do estado está acompanhando o inquérito policial sobre a morte da juíza.

Os enterros dos agentes acontecem em dois cemitérios diferentes, nesta quinta-feira (19). Velório de policiais rodoviários federais acontece na sede da PRF, em Fortaleza. TV Verdes Mares O velório dos dois policiais rodoviários federais mortos nesta quarta-feira (18) aconteceu nesta noite, em Fortaleza. Os corpos foram levados das funerárias para a Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Ceará. Os agentes foram assassinados por um homem em situação de rua que conseguiu pegar a arma de um deles. Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Telegram Já os enterros acontecem nesta quinta-feira (19), nos cemitérios da Parangaba e Jardim Metropolitano. O crime aconteceu no trecho da rodovia BR-116 com a Avenida Oliveira Paiva, no Bairro Cidade dos Funcionários. Os agentes abordaram o homem que andava no meio da rodovia, entre os carros em movimento. Neste momento, o homem tomou a arma de um dos policiais e atirou contra eles, que morreram no local. Em seguida, o autor dos disparos foi morto por um outro policial que passava pela via. Um vídeo feito por testemunhas mostra o momento do tiroteio. É possível ouvir sete disparos. Dois policiais rodoviários são assassinados a tiros por homem em situação de rua que vagava entre os carros na BR-116. LEIA TAMBÉM: Quem eram os policiais rodoviários mortos a tiros na BR-116, em Fortaleza Suspeito da morte de dois policiais no Ceará não tinha antecedentes criminais TIROTEIO EM POSTO: Invasão deixa três mortos no Bairro Dias Macedo, em Fortaleza Enterro dos policiais mortos acontece, nesta quinta-feira, em Fortaleza. TV Verdes Mares Suspeito identificado O suspeito de matar os dois policiais não tinha antecedentes criminais. Ele foi identificado como Antônio Wagner Quirino da Silva, de 31 anos, por meio de necropapiloscopia, técnica utilizada pelos peritos para realizar a identificação de pessoas mortas por meio das impressões digitais. Horas após o ocorrido circularam nas redes sociais informações e fotos de que o autor do crime contra os agentes seria uma ex-fuzileiro naval, informação que foi desmentida pela Policia Rodoviária Federal (PRF). Raimundo Bonifácio do Nascimento Filho e Márcio Hélio Almeida de Sousa, policiais mortos em Fortaleza. Arquivo pessoal Os dois policiais que estavam patrulhando a via retiraram um homem em situação de rua que transitava entre os carros, segundo a Secretaria da Segurança Pública. Após ser abordado, o homem tomou a arma de um dos policiais e os matou. De acordo com o policial rodoviário Márcio Moura, antes, os agentes atenderam o motorista de veículo em pane, no acostamento da rodovia. Suspeito de matar policiais foi visto andando entre veículos momentos antes do crime Autoridades lamentam Dois policiais rodoviários federais são mortos na BR-116, em Fortaleza. Fabiane de Paula/SVM O ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, lamentou as mortes em mensagem em rede social: “Hoje é um dia triste para as famílias de dois queridos colegas da PRF e para todos nós do #MJSP [Ministério da Justiça e Segurança Pública] e da corporação devido às mortes de dois PRFs em Fortaleza", disse. A governadora do Ceará, Izolda Cela, também lamentou a perda dos policiais: "Lamento profundamente o episódio em que dois policiais da PRF perderam a vida, hoje, na BR-116, em Fortaleza". A PRF lançou nota de pesar pelos profissionais mortos. "O falecimento dos nossos policiais entristece toda a corporação", disse. Polícia Federal vai investigar Dois policiais rodoviários são assassinados na BR-116 em Fortaleza O caso será investigado pela Polícia Federal. Uma equipe da Polícia Militar do Ceará (PMCE) recuperou as armas dos agentes rodoviários que foram tiradas durante a ação criminosa. Agentes da PRF, do Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio), da Polícia Militar, e de outras forças de segurança foram ao local da ocorrência. Um helicóptero da PM também foi acionado e pousou na pista. Inicialmente havia a suspeita de que um segundo homem estaria envolvido no crime, mas essa informação foi descartada. Trânsito fica lento na BR-116 após dois policiais rodoviários federais serem baleados por homem. Arnaldo Araújo/TV Verdes Mares Assista às notícias do Ceará no g1 em 1 Minuto
Prefeitura de São Paulo abriu 2 mil novas vagas nos abrigos, totalizando mais de 18 mil. Cidade tem quase 32 mil pessoas em situação de rua. Frio mobiliza voluntários e prefeituras para proteger pessoas em situação de rua
A chegada do frio no outono brasileiro gerou uma onda de solidariedade.
O que tinha de carioca encasacado nesta quarta-feira (18)... "Cachecol, uma blusa, um reforço e uma jaqueta de couro", enumera a advogada Olga Mattos sobre a roupa escolhida.
No Rio de Janeiro, 11,8ºC é muito frio. Foi a mínima registrada às 6h no dia mais gelado do ano, um sofrimento para as mais de 7 mil pessoas em situação de rua. A Prefeitura doou cobertores e comida para dezenas de pessoas. Eraldo decidiu passar a noite em um abrigo público.
"Na rua não é bom não. Frio, fome", lamenta.
Belo Horizonte registrou a temperatura mais baixa para o mês de maio desde o início da série histórica em 1961. Os termômetros da Estação Cercadinho marcaram 6,7ºC de manhã.
"Essa madrugada foi pesado. É fome, é frio, é muita coisa que a gente passa", conta um morador de rua.
A Prefeitura reforçou o monitoramento de situações de risco esta semana para os sem-teto. São cerca de 6 mil pessoas, segundo a Secretaria de Assistência Social.
"Prefeitura tem uma rede de atendimento com cerva de 2 mil vagas de acolhimento institucional, além das 1.600 vagas no programa Bolsa Moradia", afirma a secretária Maíra Colares.
Voluntários também se mobilizaram para ajudar os mais vulneráveis. "A gente faz a comida na minha própria casa, uma média de 400 quentinhas mais os docinhos. Tudo a gente recebe de doação", diz a advogada Ana Bittencourt.
Era noite em São Paulo quando começou a distribuição de sopa, bebida quente, sacos de dormir e a oferta de abrigo.
Padre Julio Lancelotti: Você quer ir, Eduardo?
Eduardo: Eu quero.
Padre Julio Lancelotti: Você quer uma sopinha?
Eduardo: Quero.
Uma estação de metrô serviu de abrigo para 30 pessoas. "Para mim é uma benção. Eu só tenho a agradecer", festejou uma delas.
Isaías, de 66 anos, aguardava para tomar café em um centro comunitário. Teve um mal súbito, caiu no chão e morreu. A polícia investiga se foi por causa do frio.
Frio: veja como e onde doar agasalhos e cobertores para pessoas em situação de rua
A Prefeitura de São Paulo tem mais de 18 mil vagas em abrigos, mas nem todos conseguem espaço. A cidade tem quase 32 mil pessoas em situação de rua.
Esta quarta-feira (18) foi um dia de frio intenso, baixa temperatura, vento que hora ou outra cortava a face. A sensação térmica foi diminuindo. Quem estava nas ruas, procurava ajuda, auxílio, um pouco de calor humano. À tarde, a solidariedade veio na forma do já conhecido "chá do padre".
“Sempre ajuda o chá, a janta. Tem o almoço também. Ajuda bastante”, diz morador de rua.
Claudio também gostou, mas não esquece a madrugada passada: "Tive que colocar uma lona preta que eu achei na caçamba de entulho para poder aquecer um pouco o frio".
O exemplo de solidariedade em Curitiba vem também de pessoas como Dona Josephina. Há pelo menos cinco anos, ela faz cachecóis para doação. Só este ano, ela já produziu 140 e não para de trabalhar, nem para dar entrevista.
"Quanto mais a gente se ajudar, melhor é. Tanto para quem é ajudado como para quem ajuda. Para quem ajuda, fica aliviado, e quem é ajudado, agradece", ensina.

Candidatos devem acessar o site para agendar o atendimento. Simm divulga vagas para vidraceiro nesta quinta-feira Sebrae Garanhuns/Divulgação O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) disponibiliza vagas de emprego em Salvador para quinta-feira (19). Há oportunidades para vidraceiro, auxiliar de almoxarifado, borracheiro, entre outras. [Veja lista de vagas no fim da matéria] Os candidatos devem acessar o site para agendar o atendimento. Em caso de deficiência visual, os candidatos deverão entrar em contato pelo número: (71) 3202-2005 para o agendamento. Por causa da pandemia da Covid-19, o atendimento é realizado de forma híbrida: presencialmente e remotamente, via WhatsApp. A escolha é feita no momento do agendamento. Na abordagem inicial, os atendentes consultam dados pessoais e currículos. Caso estejam adequados aos requisitos das vagas, os candidatos serão encaminhados para entrevistas com psicólogo do órgão, via chat, e, se forem tecnicamente aprovados, receberão carta de recomendação para o processo seletivo das respectivas empresas solicitantes. Quem já estiver cadastrado no site deve atualizar o número do WhatsApp do Simm, para que a equipe entre em contato no dia e hora em que forem marcados os agendamentos. Confira as vagas Auxiliar de Almoxarifado Vaga exclusiva para pessoas com deficiência Ensino médio completo 6 meses de experiência Salário R$1.212,00 + benefícios 1 Vaga Auxiliar de Faturamento Vaga exclusiva para pessoas com deficiência Ensino médio completo 6 meses de experiência Salário R$1.212,00 + benefícios 1 Vaga Vidraceiro Ensino fundamental completo 6 meses de experiência Imprescindível ter CNH B Salário R$1.400,00 + benefícios 1 Vaga Fiscal de prevenção Ensino médio completo 6 meses de experiência Salário R$1.212,00 + benefícios 2 Vagas - Zoneadas para moradores da região da Suburbana Repositor de mercadorias Ensino médio completo 6 meses de experiência Salário R$1.212,00 + benefícios 2 Vagas - Zoneadas para moradores da região da Suburbana Assistente administrativo financeiro Ensino superior completo ou cursando Administração, Ciências contábeis ou áreas afins 6 meses de experiência Imprescindível conhecimento em contas à pagar Salário R$1.873,00 + benefícios 1 Vaga Auxiliar de manutenção predial Ensino médio completo 6 meses de experiência Salário R$1.456,00 + benefícios 1 Vaga Auxiliar de mecânico de veículos Ensino fundamental completo 6 meses de experiência Disponibilidade para trabalhar em Lauro de Freitas Salário a combinar + benefícios 1 Vaga Borracheiro Ensino fundamental completo 6 meses de experiência Imprescindível conhecimento em pneus de carreta, empilhadeiras e pá-carregadeira Salário a combinar + benefícios 1 Vaga Encarregado de Supermercado Ensino médio completo 6 meses de experiência Curso de informática Salário a combinar + benefícios 2 Vaga Analista de Suporte Técnico Ensino superior completo em Analise de Sistema, Ciência da Computação ou áreas afins 6 meses de experiência Requisitos imprescindíveis: Conhecimento Intermediário de Excel, Redes e em Hardware (Manutenção e Conserto) Salário R$1.300,00 + benefícios 2 Vagas Empacotador Ensino médio completo 6 meses de experiência Disponibilidade para trabalhar nos turnos tarde/noite Salário R$1.212,00 + benefícios 2 Vagas - Zoneada para moradores da região da Suburbana Técnico em vendas Ensino superior cursando em administração, gestão comercial, gestão de negócios ou comunicação 6 meses de experiência Salário a combinar + benefícios 1 Vaga Auxiliar de limpeza Vaga exclusiva para pessoas com deficiência Ensino médio incompleto Sem experiência Salário a combinar + benefícios 1 Vaga Técnico em Eletromecânica (estágio) Ensino técnico em Eletromecânica incompleto (estar cursando a noite) Sem experiência Bolsa R$700,00 + benefícios 2 Vagas Mecânico de veículos leves Ensino fundamental completo 6 meses de experiência Salário a combinar + benefícios 1 Vaga Analista de Suporte Técnico Ensino superior completo em Analise de Sistema, Ciência da Computação ou áreas afins 6 meses de experiência Requisitos imprescindíveis: conhecimento Intermediário de Excel, Redes e em Hardware (manutenção e conserto) Salário R$1.300,00 + benefícios 2 Vagas Mecânica de Manutenção de Motocicleta Ensino médio completo 6 meses de experiência Ter curso na área será um diferencial Salário R$1.417,00 + benefícios 2 Vaga Mecânico de Caminhão III Ensino médio completo 6 meses de experiência Requisito imprescindível: disponibilidade para viajar, desejável curso na área Salário R$2056,53 + benefícios 2 Vagas Desenvolvedor de Android Pleno/Sênior Ensino superior completo em Tecnologia da Informação ou áreas afins 6 meses de experiência Salário a combinar + benefícios 2 Vagas Desenvolvedor de Web Ensino superior completo em Tecnologia da Informação ou áreas afins 6 meses de experiência Salário a combinar + benefícios 2 Vagas Coordenador de Marketing Ensino superior completo em Marketing 6 meses de experiência Imprescindível experiência com marketing digital e de produtos Salário a combinar + benefícios 1 Vaga Açougueiro Ensino médio completo 6 meses de experiência recente Requisitos imprescindíveis: ter disponibilidade de horário e para trabalhar em Ondina, Itaigara e Lauro de Freitas Salário a combinar + benefícios 3 Vagas Veja mais notícias do estado no g1 Bahia. Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻 Ouça 'Eu te explico' 🎙